top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

DISPOSIÇÕES DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

Em nossos informativos de 11, 16 e 29 de novembro de 2021 tratamos do Decreto de numero 10854/21 que teve como proposta trazer novas disposições a legislação trabalhista. Uma dessas alterações relaciona-se com a questão do PAT – Programa de Alimentação do Trabalhador. As alterações dão conta que a dedução com essas despesas, na base de cálculo do IRPJ, passa a ser limitada a valores do benefício de até um salário mínimo (piso nacional), sendo o abatimento exclusivamente para rendimentos até cinco salários mínimos.

Considerando que essas alterações do PAT impactam as empresas já no exercício 2021 (aplicação a partir de 11/11/21), com relação a esse novo limite de dedução para fins do imposto renda, as empresas estão recorrendo ao Judiciário para fazer valer seu direito não somente relacionado a alterações dessa natureza a poucos dias do final do exercício fiscal eliminando qualquer possibilidade de manter planejamento financeiro e operacional já consolidados há meses, com regras sendo alteradas a todo momento, mas também, ao fato do Decreto trazer restrições para uso do Programa, sendo que a Lei que o criou (Lei de número 6312/76) não as prevê. As decisões do Judiciário a favor dos contribuintes consideram essas duas linhas de análise, assim como também, o fato da alteração causar aumento de carga tributária no mesmo ano de sua publicação o que não pode ocorrer, sendo aplicável somente a partir do próximo ano.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comentarios


bottom of page