DT_e (DOCUMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO)

É a proposta do Governo Federal destinada a simplificar, e de certo modo tornar mais oficial, a atividade dos caminhoneiros.

Esse documento traz a proposta de simplificar a documentação relacionada ao frete, assim como também contempla a formalização do trabalho daqueles que são autônomos, e visa facilitar a chamada bancarização desses profissionais, permitindo controlar a criação de recebíveis relacionados ao frete. Utilizando esse documento, pretende-se que o caminhoneiro possa receber antecipadamente, como e fosse uma linha de crédito, o valor que terá direito pelos serviços de transporte, possibilitando a melhora de organização no seu fluxo e caixa e de suas finanças, tendo em vista a programação prévia de gastos com combustível e outras despesas relacionadas a realização da atividade..

A intenção é que essa solução além de outras que estão em estudo esteja em vigor já no segundo semestre deste ano (2021)