E_NOTARIADO

E_NOTARIADO é a identificação da plataforma on-line que os cartórios de notas terão  acesso nos próximos dias o que possibilitará a eles (cartórios) a prestação de serviços a distância. Esses serviços estarão relacionados as legalizações cartoriais quanto as transações com imóveis (compras, vendas, doações, cessões de uso, etc....), assim como  os trâmites de divórcios, inventários, reconhecimento de firma, e autenticação de documentos.

O provimento de numero 100 de 26 de maio de 2020 do Conselho Nacional  de Justiça tratou desse assunto através da criação da Matricula Notarial Eletrônica _ MNE.

Importante  observar que o uso dessas atividades por esse sistema “on line”  é opcional, e na legalização da operação poderá ocorrer parte de forma presencial e parte pode ocorrer de forma “on-line”.

Aqui temos mais uma comprovação de que a evolução tecnológica chegou, efetivamente, a vários setores para os quais antes pareciam ser estranhas, e essa chegada tudo indica é de forma definitiva.