Esses dois conceitos são fundamentais quando estamos falando das operações das empresas. A eficácia, via de regra, esta relacionada ao alcance de objetivos, ao chegar lá, ao conseguimos atender as expectativas. Já a eficiência esta relacionada a forma pela qual se atinge um objetivo, ou seja, atendendo as premissas definidas em plano operacional, com menos gastos, com menor tempo, maximizando os resultados.
Em termos ilustrativos podemos considerar o seguinte:
Sem dúvida, para a boa gestão das atividades empresariais, o conceito a ser perseguido é da efetividade, que esta relacionado a capacidade de produção, em determinado espaço de tempo, atendendo determinadas condições anteriormente definidas.
Para se buscar a efetividade, objetivos e metas necessitam estar bem definidos e claros para todos do time assim como, também, esse time deve estar capacitado para esse desafio.
Seja qual for o projeto, os resultados devem ser efetivos. Para isso o time deve ter qualidades de eficácia e eficiência. Cabe aos gestores dosarem essas qualidades em busca do objetivo desejado. Vários expertises serão aplicados, ou, utilizados nas ações, apontamentos rotineiros com métricas comparativas devem fazer parte da evolução do projeto. Assim, ao assumir a condução de um projeto, busque a efetividade, seja eficiente e eficaz.
Comments