top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

ELEVAÇÃO DO IOF

O Governo Federal aumentou as alíquotas do IOF - Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários, para as operações de crédito sendo esse aumento aplicado entre os dias 20/setembro/2021 e 31/dezembro/2021. Essa elevação fará com que, para as pessoas jurídicas, a alíquota do IOF no ano passe de 1,5% para 2,04% Já para as pessoas físicas, ela passará de 3% ao ano para 4,08%. Essas novas alíquotas para a aplicação operacional terão a seguinte ordem:


- mutuário pessoa jurídica: 0,00559%;

- mutuário pessoa física: 0,01118%;

- mutuário pessoa jurídica: 0,00559% ao dia; e

- mutuário pessoa física: 0,01118% ao dia.


A justificativa para esse aumento, tem vinculação com a possibilidade de geração de recursos para financiar a implantação, ainda neste exercício, do programa social identificado como Auxílio Brasil, que dará uma nova roupagem ao programa Bolsa Família.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comentários


bottom of page