ELEVAÇÃO DO IOF

O Governo Federal aumentou as alíquotas do IOF - Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários, para as operações de crédito sendo esse aumento aplicado entre os dias 20/setembro/2021 e 31/dezembro/2021. Essa elevação fará com que, para as pessoas jurídicas, a alíquota do IOF no ano passe de 1,5% para 2,04% Já para as pessoas físicas, ela passará de 3% ao ano para 4,08%. Essas novas alíquotas para a aplicação operacional terão a seguinte ordem:

- mutuário pessoa jurídica: 0,00559%;

- mutuário pessoa física: 0,01118%;

- mutuário pessoa jurídica: 0,00559% ao dia; e

- mutuário pessoa física: 0,01118% ao dia.

A justificativa para esse aumento, tem vinculação com a possibilidade de geração de recursos para financiar a implantação, ainda neste exercício, do programa social identificado como Auxílio Brasil, que dará uma nova roupagem ao programa Bolsa Família.