top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

ESG - AMBIENTAL, SOCIAL E GOVERNANÇA

A sigla “ESG” significa “Environmental, Social and Governance” e nos últimos tempos demonstra, de forma clara, a tendencia de seu conceito e aplicação no mercado, como condição “sine qua non” para uma boa qualificação e avaliação de transações no mundo dos negócios.



Há, claramente, direcionamento para essa prática ambiental, inclusive ambiental, com suporte direto das grandes potencias, refletindo-se em políticas públicas voltadas ao tema, sendo esses esforços já identificados de forma bem objetiva nas empresas, nos seus negócios, em políticas econômicas e financeiras do setor privado. Será que o meu fornecedor é um poluidor contumaz? Será que o meu fornecedor usa como matéria prima produtos originários de desmatamento? Será que o meu fornecedor tem regras e normas de proteção ao meio ambiente? Ele tem políticas de relacionamento com os seus colaboradores? Em termos de governança qual a sua avaliação sobre ele? Eu, na minha operação tenho normas equivalentes?



E quanto ao “S” e ao “G”, quais são as minhas práticas? O mercado também esta de olho nas empresas que trazem em suas operações essas práticas e respeito ao social e a governança. Importante estarmos antenados e nos preparando para aspectos relacionados a essas políticas.



Aspectos legais, e até mesmo de natureza contábil, fiscal e tributária buscam, atualmente, dar suporte ao bom e produtivo tratamento das práticas e políticas ESG.

É ideal estarmos atentos ao assunto pela dinâmica que o mesmo traz as perspectivas dos negócios e adaptação de controles que resultarão disso tudo.



Fique atento e acompanhe o tema!

26 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MAIS SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

A conclusão a que se está chegando, quanto a proposta de alocar produtos a cesta básica nacional, produtos esses que terão alíquota zero do IVA (CBS + IBS), e principalmente, com foco na carne, é que

INFLAÇÃO

As projeções de inflação para 2024 e 2025, revistas pelo Ministério da Fazenda, indicam aumento de percentuais. Para 2024 a estimativa era de 3,7% e agora é de 3,9%, e para 2025 a estimativa era de 3,

SINAL POSITIVO NA ECONOMIA

A informação do Ministro da Fazenda, de que haverá, em termos orçamentários, com vistas a atender  o arcabouço fiscal, o bloqueio de R$ 11,2 bilhões, e o contingenciamento de R$ 3,8 bilhões do orçamen

1 Comment


Moacyr Pereira Passos Jr
Moacyr Pereira Passos Jr
Nov 29, 2023

ESG se faz diariamente e, conscientemente. Educação continuada é a forma de propagar ESG.

Parabéns....

Like
bottom of page