Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

ESG – TODAS AS EMPRESAS SÃO ELEVÍVEIS A ESSE CONCEITO.

Recentemente, falando com empresa cliente, exploramos tópico importante de sua operação, voltado a políticas de conservação do meio ambiente. Falamos desse tema tendo em vista uma revisão periódica de processos e procedimentos para a maximização de créditos tributários.


Passados alguns dias, em reunião com outra companhia cliente, analisamos aspectos sobre como tratar corretamente lançamentos contábeis e fiscais tributários relacionados a melhoria, em suas instalações, da área de recreação dos colaboradores, do refeitório, assim como detalhes da implantação na empresa de práticas, processos, e procedimentos que atendam as disposições da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.


Finalmente, na ultima semana, em reunião com outra empresa que acompanhamos, um dos tópicos discutidos foi a elaboração de informações para o conselho de administração que empresa esta constituindo, pois a mesma identifica uma boa perspectiva em seu negócio e vislumbra a necessidade de atrair investimentos, inclusive com a implementação de práticas voltadas a governança corporativa.


O interessante de todos esses contatos, é que o objetivo fim, estava relacionado a maximização de créditos, a forma correta de contabilização e de apropriação de despesas, a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados, e as formas de divulgação de informações econômicas e financeiras da empresa terem transparência necessária para quem as receber e/ou analisa, inclusive os próprios investidores. Analisando isoladamente, e focando unicamente as abordagens que realizamos, são questões do dia a dia de uma companhia que realmente merecem o cuidado para o qual os assuntos foram levados a discussão e devidamente tratados.


Agora, passadas essas situações, analisando as mesmas com uma visão mais macro dos processos, é fato que com a proposta de atendimento das questões que comentamos, essas companhias estão, também, atendendo princípios de políticas de ESG - veja nosso informativo de 10/maio/2021.


Com isso, há um reforço na conscientização de que os conceitos de ESG estão, realmente presentes, no dia a dia das corporações. Não é algo que seja direcionado somente as empresas de grande porte, obviamente, elas podem ter os maiores impactos com relação aos efeitos desse conceito atrelado aos seus cuidados empresariais focando os três pilares – meio ambiente, social, governança - mas, todas as empresas estão contempladas, e/ou, são elegíveis ao enquadramento no conceito ESG.


Ponto importante é que muitas vezes o empresário vê nessas praticas a possibilidade de aumento de custo, o que na realidade deve ser visto com a premissa de investimento, e mais, pode ter bons resultados com um sério planejamento tributário.


É fundamental que todos empresários, investidores, administradores, gestores tenham no seu dia a dia os conceitos de ESG, assim como as empresas possam difundir em sua cultura esses mesmos conceitos pois, como nos casos acima, muitas vezes, ocorrências naturais da operação tem enquadramento exemplar para demonstrar a responsabilidade social da empresa quanto a meio ambiente, a aspectos sociais no tocante a respeitar seus colaboradores, clientes, fornecedores e todos que interagem com ela, e a governança.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo