EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
- Grupo Bahia & Associados
- 29 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Um dos temas que acompanhamos com ênfase, e para o qual dedicamos estudos e análises específicas é o desenvolvimento tecnológico, a evolução tecnológica, não somente quanto a possíveis benefícios no desenvolvimento, mas também na aplicação, no uso, no desdobramento desse uso. Esses benefícios tem as mais variadas formas, podem ser fiscais-tributários, podem ser econômico-financeiros, podem ser de marketing, podem ser na distribuição, na logística, na prestação de serviços, podem ser de controle operacional.
A BIC que é reconhecida fabricante de canetas esferográficas evoluiu nessa questão quanto a uma excelente campanha de marketing. Ela criou a BICverse que é uma cidade da BIC dentro do jogo Fortnite. Projeto de marketing direcionado a geração “Z”, utilizando o metaverso.
Temos uma matéria sobre esse assunto, que com relação ao metaverso, faz as seguintes abordagens.
“......
Muitas têm estoque em armazéns terceirizados e necessitam ter controles contábeis específicos para essa operação, necessitam ter domínio ágil de suas transações financeiras, considerando as tecnologias associadas a recebimentos utilizando cartão de crédito. Apesar disso tudo, em termos do setor comércio o E-commerce pode, em algum tempo, perder espaço para o metaCommerce que já é caracterizado como o comércio eletrônico no metaverso, ou seja, definido como espaço virtual, coletivo e hiper-realista, originário nos “games”, no qual as pessoas possam, por exemplo, conversar, jogar, curtir eventos, e realizar compras.
......
Será que gastos de desenvolvimento tecnológico para que a empresa desenvolva e/ou realize propagandas nesse universo real-virtual, podem ter enquadramento da Lei de Inovação, propiciando benefícios fiscais, ou até mesmo, a simples contabilidade dessa despesa com propaganda? Em termos gerenciais, deve ter esse apontamento separado para que a empresa identifique o seu rateio com gastos de divulgação e a forma pelo qual ele foi executado, se por propaganda física, propaganda em sites, propaganda em marketplace, ou, propaganda no metaverso?
......”
O tema apresenta dinâmica ampla de análise e aplicação conforme comentamos acima, e no caso da BIC o foco foi a divulgação o marketing para consumidores específicos, mas a matéria que esta no link abaixo faz uma abordagem bem mais ampla sobre a evolução tecnológica, incluindo o metaverso.
Boa leitura!
Comments