top of page
Buscar

FLUXO DE CAIXA – EXCELENTE FERRAMENTA - MAS SAÍBA USÁ-LO.

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 5 de mar.
  • 3 min de leitura

Esse é outro tema que buscamos abordar constantemente em nossas  inteirações junto a empresa. O motivo de buscarmos  trabalhar forte no entendimento de conceitos relacionados a ele, é a constância na qual encontrarmos empresas ou empreendedores que utilizam o fluxo de caixa como a única ferramenta de gestão dos seus negócios, pode até não ser única, mas sem dúvida, há uma linha de análise utilizada, na qual o fluxo de caixa é a ferramenta ideal para gerir os negócios da empresa. .

Isso está vinculado a  facilidade de uso desse fluxo como ferramenta de controle financeiro, que muitos o direcionam para a  gestão das operações, de forma a aproxima-lo dos usuários que o veem com esse perfil gestor,  como se ele pudesse dar a eles o real controle das atividades em termos de sua rentabilidade e lucratividade. Nesses casos alertamos  para a prática nociva dessa utilização e aplicação de uso.

 

É normal o usuário que tem essa visão do fluxo de caixa como gestor da operação,  analisar a mecânica do mesmo (fluxo de caixa) como um controle de saldo de conta corrente e essa aproximação faz com que o usuário tenha nele, e nessa simplicidade, a proposta de ferramenta ideal. Não há qualquer análise complementar sobre as variações de prazos de recebimentos e pagamentos, ou identificação de prazos médios de um e de outro movimento de recursos para que se aplique ou se proponha uma política de fluxo financeiro relacionada a disponibilidades da empresa.




Outro fator que identificamos  nesse uso é a visão limitada ao que chamamos de uma fotografia de caixa, ou seja, a visão também  limitada do momento atual apresentado nos números. Não há como suporte a essa utilização uma proposta de orçamento ou uma análise mercadológica, ou uma análise de ponto de equilíbrio, uma identificação de margem de contribuição, às vezes esses usuários dizem que trabalham com “mark up”, mas a apresentação dos números não aponta para essa afirmação. Não identificamos, por exemplo, a ocorrência de uma gestão de prazo de encaixe e de desencaixe, ou uma análise do perfil de fornecedores buscando maximizar os controles do fluxo de caixa, com créditos de tributos, algo do tipo, o momento bom para comprar em termos de data média de desencaixe, comparada com a data média de encaixe suportada no que temos em estoque para venda, e o prazo médio para apropriação de impostos, reduzindo o desencaixe do imposto a recolher.





O fluxo de caixa é uma ferramenta de uso importante para identificação do movimento de recursos disponíveis, movimentação de fluxo e contra fluxo desses recursos na empresa, mas há a necessidade de termos outras ferramentas que nos indiquem como fazer para esse fluxo chegar a empresa de maneira mais econômica, quando isso deve ocorrer, que produto ou serviço do nosso portfólio pode apresentar situação mais favorável para isso, para os outros produtos e serviços o que fazer para torna-los rentáveis, por quanto valorizar os nossos produtos. Em termos de contra fluxo temos o rigor da negociação com fornecedores, a importância da carga tributária, o momento certo da compra, atrelada a necessidade de produção e de comercialização, a logística, ou seja, o fluxo de caixa deve ser visto como uma dessas ferramenta.

Reforçamos a necessidade de temos mais ferramentas de gestão. Algo como......



........isso nos dará mais segurança na administração do negócio, acompanhando sua rentabilidade e lucratividade, e não somente os saldos de contas correntes..

 

Sobre esse tema, veja matéria do GRUPO BAHIA ASSOCIADOS que está no link abaixo.

 

 

O sucesso da operação está atrelado a sua qualidade de controle, qualidade no fluxo das informações, e qualidade na análise de dados suporte as corretas  decisões, não somente ao fluxo de caixa, que é o resultado de todos os outros controles utilizados de forma conjunta.




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
COMPARTILHAMENTO DE CUSTOS

Em nossos informativos de 14/abril/2024 e 03/janeiro/2025 tratamos do assunto em destaque, onde  realizamos uma retrospectiva de...

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page