FLUXO MUNDIAL DE IMPOSTOS

O relatório da Organização não Governamental Tax Justice Network indica que o Brasil perde anualmente R$ 79,5 bilhões de impostos que são destinados a paraísos fiscais. Desse montante, pelo menos R$ 78 bilhões são referentes as atividades de multinacionais e referem-se a envios de lucros para tributação em países considerados paraísos fiscais.

O restante do valor é direcionado através planejamentos internos classificados como evasão fiscal, onde pessoas físicas buscam enviar parte do seu patrimônio para fora do país com intuito de esconder parcela de sua riqueza. Nesse caso, os destinos preferidos, são as Ilhas Cayman, Ilhas Virgens Britânicas, e Bahamas.

Essa situação, em época de pandemia global, reforça a necessidade dos países através da OCDE – Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, ou outro organismo com representatividade mundial comprovada, trabalharem em busca de formatarem sistema mundial de controle do fluxo de impostos, considerando inclusive, a rápida evolução do comércio digital e da economia digital em termos mundiais, que propiciam amplas alternativas operacionais e de gestão de lucros e resultados, independentemente do local onde a operação tenha sido realizada.