Especialista indicam existir dificuldades para poder estimar o fim do gargalo mundial nas cadeias produtivas. Apear dessa dificuldade, é consenso, que até o fim do primeiro semestre do próximo ano, o que hoje são pontos de atenção nessa cadeia, devem voltar a normalidade de forma a permitir uma estimativa mais assertiva.
A afirmação tem vinculação direta com a política, também mundial, de vacinação em massa e controle da pandemia. O avanço mundial da vacinação dará maior segurança para o planejamento produtivo, abastecimento de insumos, controle de custos, gestão logística, e administração de prazos .
O que se observa atualmente, tendo em vista esses fatores que dificultam um bom planejamento a médio e longo prazo são atividades voltadas a reposição de estoques que foram afetados com a queda abrupta do consumo e com a retomada pouco planejada da demanda, tudo efeito da pandemia do coronavírus.
Cenário mais controlado, teremos a partir do segundo semestre do próximo ano, considerando os esforços atuais e mundiais de controle da pandemia.
Comentarios