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GRUPO BAHIA ASSOCIADOS LANÇA PROJETO 2GI&C

Na administração do negócio seja ele de qual ramo de atuação for, os aspectos relacionados ao controle, a busca pela rentabilidade e pela lucratividade são essenciais. Do que vale o bom conhecimento técnico, a boa formação acadêmica  e experiência profissional se  não se dispõe de ferramentas de controles, acompanhamentos, alertas, correções e visualizações dos resultados dessas correções.

Conceitos tradicionais estão relacionados a essa dinâmica. Por exemplo, o conceito de gestão atrelado diretamente a administração, ou, o conceito de governança que está relacionado a maneira pela qual se exerce o poder e o controle na administração, ou, finalmente  o conceito de interoperabilidade que visa a comunicação transparente a capacidade de interagir de sistema, sistemas ou subsistemas.

Essas variáveis são  ferramentas de controle, de gestão, de governança e de sucesso no negócio.

Administrar uma empresa, tem foco em atender as expectativas de seus cotistas, acionistas, do mercado em geral, pois envolve  questões relacionadas a qualidade do que se fornece, ao preço e a satisfação de quem adquire esse item. Atualmente ponto cada vez mais em destaque nessa avaliação  é a gestão de tributos,  a relação da empresa com seus órgãos fiscalizadores,  ou como chamamos a “governança tributária”, no sentido de que o órgão fiscalizador, investe, se prepara, se especializa para acompanhar as operações da empresa, muitas vezes, em tempo real. Dessa forma, atualmente, o foco da boa administração, esta em atender os cotistas ou acionistas, o mercado, mas também pelo aparato tecnológico em uso, atender e manter boa relação com o  órgão fiscalizador.

Com essa visão, o Grupo Bahia Associados,  elaborou projeto que apresenta ao mercado, identificado como 2GI&C.  A proposta do projeto é trabalhar  nas empresas  com ferramentas  consistentes voltadas a consolidar controles e políticas  de Governança e Gestão, Interoperabilidade e Compliance.

Nossa experiência em mais de 15 anos no mercado tem demonstrado que as empresas realizam pesados  investimentos em sistemas de gestão (ERPs), em capacitação de profissionais para operacionalizar esses sistemas, tem necessidade de realizar investimentos para atender demandas sistêmicas voltadas a questões tributárias,  mas em grande parte das atividades ou do seu negócio,  não  sabem a qualidade das informações que serão recebidas e processadas por essas sistemas de  gestão. Não se tem  a identificação de pontos críticos dos processos operacionais, não se tem o mapeamento da operação, das variáveis, dos problemas e das soluções. Assim ao se disponibilizar uma informação ao sistema de gestão (ao ERP), ela pode já trazer contaminação  relacionada a aspectos preliminares do negócio, da operação,  e quando o sistema recebe uma informação não ideal, ela irá gerar outra com o mesmo perfil por mais que tenhamos profissionais capacitados na operação desse ERP, assim como, na ponta final, analisando as informações que o ERP disponibilizará.

O foco do projeto  2GI&C é um passo antes do ERP, é sim disponibilizar, elaborar e arquitetar  sólidas políticas de mapeamento operacional e de controle de eventos a elas relacionados. Aqui teremos o adicional, também suportado em nossa experiência, quanto a aspectos contábeis, fiscais tributários, econômicos, financeiros, logísticos e outros vários, relacionados diretamente com o negócio a ser realizado ou já em operação. Assim, poderemos ter pro atividade em abordar esses temas e analisar os seus impactos na elaboração do mapeamento de dados, e não em fase posterior, já com a operação em andamento e com todas as informações do negócio  sendo “imputadas”  no ERP, ou já processadas por ele.

Anexo temos uma preliminar da  apresentação do projeto 2GI&C.

Clique aqui para Download da apresentação do projeto 2GI&C.

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