top of page
Buscar

ICMS E AS IMPORTAÇÕES POR ENCOMENDA E IMPORTAÇÕES POR CONTA E ORDEM

Foto do escritor: Grupo Bahia & AssociadosGrupo Bahia & Associados

Na atividade de comércio exterior temos, entre outras, duas modalidades operacionais que identificam importações e que são muito utilizadas por empresas que atuam no setor.

Uma delas é a importação por encomenda que se caracteriza pela importadora realizar a operação de comércio exterior com recursos próprios, e ao receber a mercadoria, aqui no Brasil e desembaraça-la,  realizar na sequência a revenda para o encomendante local.

A outra operação é a importação por conta e ordem, na qual a aquisição no exterior, é realizada diretamente pelo interessado (adquirente local), e aqui, localmente, ele contrata empresa importadora para a prestação de serviços de desembaraço aduaneiro.

A questão do local (Estado) onde o ICMS da operação de importação é devido nessas situações, há muito é alvo de atuações pelos Estados, e de discussões em termos administrativos e judiciais.

Agora, o STF – Supremo Tribunal federal, definiu que para essas operações o ICMS é devido no Estado de localização do contribuinte que adquiriu a mercadoria no exterior.

Assim  é importante que as  empresas que tem interesse e/ou que estudam realizar operações de importações por Estados que apresentam algum tipo de benefício relacionado ao ICMS, analisem essas modalidades de operações (por conta e ordem, por encomenda, importação direta, importação com desembaraço/entrega da mercadoria importada em outros Estados, etc...). O conhecimento dos detalhes referente, principalmente ao ICMS, é de importância fundamental para a operação e projeto serem bem sucedidos, principalmente sem riscos fiscais e tributários.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

REDUÇÃO DO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO

O Comite Executivo  de Gestão da Câmara de Comercio Exterior _ CAMEX, ligado ao Ministério da Industria e Comercio  (MDIC) definiu os...

PROJEÇÃO PARA A SELIC

O mercado indica como, praticamente certa, a elevação da SELIC em um ponto percentual, chegando a mesma a 14,25% ao ano, isso para a...

INFLAÇÃO

O IPCA – Indice  Nacional e Preço ao Consumidor - teve aceleração de 1,31%  em fevereiro, isso após ter chegado a 0,16% em janeiro. Esse...

Comentarios


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page