Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

ICMS SÃO PAULO PÓS AS ALTERAÇÕES DAS ALTERAÇÕES (I).

Atualizado: Fev 14

Após as publicações de Lei e Decretos do Estado de São Paulo, ocorridas desde o outubro/2020, tivemos várias alterações na legislação do ICMS do Estado, Algumas dessas alterações, conforme falamos em informativos anteriores, foram revogadas, mas muitas delas, até o momento, estão mantidas, sendo esse o ponto para o qual as empresas devem ter atenção.


As idas e vindas causaram confusão no acompanhamento de muitos contribuintes, e alterações mantidas, podem estar desapercebidas por parte das empresas.


Por exemplo, as operações com implementos e tratores agrícolas, máquinas, aparelhos e equipamentos industriais e produtos da indústria de processamento eletrônico de dados, conforme relação própria da SEFAZ-SP através de Resoluções específicas, tinham tradicionalmente alíquota de 12%, mas tiveram agora, a alíquota majorada para 13,3%.


A mesma atenção, como ponto de alerta, deve estar nas operações, também com máquinas industriais e implementos agrícolas, mas dessa vez relacionadas no Convênio ICMS 52/1991, cujas operações estão sujeitas a redução de base de cálculo do impostos (ICMS), pois para elas tivemos indicação de carga tributária final com alíquota do ICMS diferente da tradicionalmente utilizada, ou seja, o percentual de redução de base de cálculo teve uma diminuição de forma que essa alíquota, efetiva final, teve uma majoração.


Temos vários informativos que acompanham e abordam essas alterações do ICMS no Estado de SP. Eles estão no nosso site no link “blog” nos dias 20/novembro/2020; 02, 03, 18 e 30/dezembro/2020; 04, 06, 07, 09, 15, 16/janeiro/2021.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A REFORMA DO IMPOSTO DE RENDA

É natural que ao se pensar em uma reforma, os pontos básicos da mesma sejam de combate as injustiças, e de aumento a efetividade no atendimento a quem depende das premissas envolvidas na mesma (refor

AS DIFICULDADES PARA A TOMADA DE DECISÃO

Não esta sendo fácil para os executivos das empresas, a tomada de decisão sobre investimentos, ampliação de negócios, e exploração de novos mercados, isso considerando o cenário de crise institucional

DRAWBACK

O Superior Tribunal de Justiça – STJ, decidiu que a multa de mora para as empresas que perderam o benefício do drawback, deve ser aplicada, considerando o encerramento do prazo dos pagamentos dos impo