IFRS – RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE

A Fundação IFRS ( International Financial Reporting Standards) que dá os direcionamentos, em termos mundiais, para normas de contabilidade das empresas esta avaliando a possibilidade de propor padrões de relatórios direcionados a informações quanto a políticas de sustentabilidade aplicadas e patrocinadas pelas empresas.

A Fundação, diz ter identificado um volume grande de fontes de normas e de padrões relacionados a sustentabilidade, o que gera trabalho, custo, e dificuldades para as empresas atenderem dependendo, inclusive, da localização do seu investimento.

Essa entidade esta recebendo sugestões sobre o tema, incluindo abordagens sobre a sua forma de atuação caso resolva participar do tema. Uma das propostas para que não haja o conflito de normatizações atuais relacionadas a aspectos econômicos e financeiros das operações das empresas, é a criação de um Conselho de Normas Internacionais voltado, somente, para questões relacionadas a sustentabilidade, como existe o Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (IASB).