IMPORTAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

A divulgação, pelo Ministério da Economia, de uma abertura comercial tendo como um dos pontos dessa abertura a redução de dez pontos percentuais na importação de máquinas e equipamentos focando o mercado de bens de capital, informática, e telecomunicações que poderiam vir a ter alíquota zero de imposto de importação cogitando-se, inclusive, o fim do mecanismo de “ex-tarifário” para os equipamentos sem similar nacional, fez com que a ABIMAQ (Associação Brasileira da Industria de Máquinas e Equipamentos), se movimenta-se na apresentação de proposta para o Governo Federal quanto ao aumento de competitividade da industrial local.

No estudo apresentado pela ABIMAQ ao Governo, quatro pontos são importantes de análise. São eles: (1) redução do custo de créditos para a aquisição de máquinas e equipamentos; (2) redução de tarifas sobre insumos que tenham relação com a industrialização dessas máquinas e equipamentos; (3) desoneração da folha de pagamento para o setor; (4) reforma tributária.

A ABIMAQ estima que essas medidas tem equivalência comparativa a 8% e redução a tarifa de importação de máquinas e equipamentos, sendo avaliação adicional que essas quatro propostas eliminariam para o setor 80% do chamado custo Brasil.

O mercado espera para este primeiro semestre a anunciada redução de alíquotas de imposto de importação para máquinas e equipamentos. Vamos aguardar qual será a posição do Governo mediante as propostas da ABIMAQ e mediante as promessas realizadas de redução das tarifas desses itens.

1 visualização0 comentário