Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

INCENTIVOS DO ICMS

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei, que agora vai ao Senado, propondo a prorrogação dos incentivos do ICMS em mais 10 anos para que os Estados possam atrair investimentos de empresas comerciais. A prorrogação será de mais 7 anos para incentivos as atividades portuárias, aeroportuárias, e de comércio internacional, e de mais 12 anos para incentivas dos Estados as atividades de estabelecimentos de produtos agropecuários “in natura”.


Originalmente, a Lei Complementar de numero 160/2017 e o Convênio ICMS de número 190/2017, definiram essas prorrogações de prazos como sendo em 15 anos para os investimentos em indústria, agropecuária e transporte, e de 5 anos para o comércio.


Com o projeto de lei aprovado na Câmara temos, agora, a proposta desses prazos adicionais para os ramos de atividades aos quais estão vinculados.


Tudo isso é analisado e aprovado em paralelo as propostas, também em análise, para a reforma tributária. Assim, fica fácil entender porque discutir reforma tributária é tema de extrema complexidade. Quando se analisa propostas para a fusão de impostos, eliminação de tributos, imposto único, etc..., temos em paralelo discussões para a prorrogação de benefícios fiscais. Não que isso esteja errado, é que na estrutura tributária atual, por vezes, esses incentivos são importantes, ou seja, precisam ser operacionalizados para capital investimentos aos Estados. Agora, é interessante contemplar nessas análises de reformas todas, que os contribuintes terão direito adquirido por enquadramento nesses benefícios. Seus planos operacionais e planejamentos de negócios com certeza contemplarão esses benefícios adquiridos, ou seja, como ajustar tudo isso em uma proposta e efetivação de reforma tributária?

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

POSSIBILIDADE DE UM NOVO REFIS

Discute-se no Legislativo Federal, a proposta de um novo programa de refinanciamento de dívidas tributárias (REFIS). A proposta original é do Senado que sugere uma graduação para a concessão do refin

PRESERVAÇÃO DOS BENEFÍCIOS DA LEI DE INFORMÁTICA

Em marco/2021 o Congresso promulgou a PEC (Proposta de Emenda a Constituição) de numero 186/2019 que permitiu ao Governo, pagar, em 2021 o auxilio emergencial no montante de R$ 44 bilhões focando os m