Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

INDUSTRIA 4.0 _ CONTROLES 4.0 _ TRIBUTAÇÃO 4.0

Em nosso informativo de 14 de maio de 2019 comentamos sobre a Industria 4.0 e a necessidade de que os controles aplicados e/ou utilizados na mesma tivessem a mesma evolução em termos de acompanhamento da operação, ou seja, os controles também devem ser 4.0. Com isso a intensão foi demonstrar que o foco da indústria 4.0 não deve estar somente na questão manufatureira de alta tecnologia e de intensa integração entre as máquinas, mas também nos controles que essa indústria deve requerer, e mais, os controles que, com certeza, serão exigidos das empresas em termos de atendimentos a obrigações fiscais tributárias acessórias nos três níveis de atendimento a essas obrigações, ou seja, o Federal, o Estadual, e o Municipal. O SPED é um dos exemplos que temos atualmente, ou seja, os controles 4.0 teriam a figura de um “SPED mais turbinado”.

Pois bem, complementando essa abordagem que realizamos em maio de 2019, temos agora uma visão interessante sobre o tema que é a Reforma Tributária na qual fará parte (é proposta) o IVA 4.0.

O IVA 4.0 é aquele que, em termos de tributação, alcançará também, as plataformas digitais, ou seja, teremos ai o “turbinamento” tributário partindo para a alta tecnologia.

Como temos a  indústria 4.0, vinda originalmente lá de atrás, com a revolução industrial,  depois a produção em série, depois com a introdução de controles informatizados – computador  - na produção,  e agora com as máquinas inteligentes integradas – interconectadas (indústria 4.0), temos da mesma forma, ilustrativamente falando, a tributação sobre mercadorias, chamado IVA 1.0, a tributação sobre mercadorias e serviços, chamado IVA 2.0, a tributação de mercadorias e serviços, incluindo os e natureza financeira e básicos de informática e tecnologia, chamado IVA 3.0,  e agora mercadorias e serviços, incluindo os e natureza financeira, tecnologia, informática e plataforma digitais, chamado IVA 4.0.

Esse é um ponto importante a explorar, ou seja, a evolução da indústria, comércio e serviços com os seus equivalentes controles. Agora estamos na fase da indústria 4.0, mas se formos observar o comércio também é 4.0 com o aparato tecnológico e de inovação que utiliza, os serviços não fogem a essa regra e estão, da mesma forma, na versão 4.0 em termos de disponibilização de facilidades aos usuários, e os controles para toda essa evolução como estão?

As abordagens sobre os controles não devem focar somente as de obrigatoriedade fiscal, tributária e societária, claramente elas tem a sua importância e devem ser atendidas, mas devemos ter atenção aos controles internos, os controles de gestão, os controles de governança. Eles devem seguir de forma imponente a mesma dinâmica do 4.0. Não deixe a sua empresa perder de vistas essa necessidade de adaptação  e atendimento a progressão do 4.0, há a necessidade de se seguir em paralelo com as evoluções e inovações aplicadas a  – produção – comércio – serviços – e também com os controles sobre todos eles.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon