top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

IOF – EXPORTAÇÃO

Em nosso informativo de 25/03/19 alertamos sobre Solução de Consulta COSIT número 246/18 que, resumidamente, trazia  informação quanto a recursos de exportação mantidos no exterior e posteriormente trazidos para o Brasil, ter a incidência do IOF. Assim para não ter essa incidência o envio do recurso para o Brasil deveria ser imediato.


O artigo 15-B do Decreto número 6306/07 – Regulamento do IOF – diz ser de zero  por cento a alíquota desse imposto nas operações de câmbio referente a ingressos de recursos no  país provenientes de receitas de exportação, ou seja, a Solução de Consulta COSIT número 246/18 trouxe informação nova, não prevista em regulamento, que encarecia o recebimento desses recursos pelas empresas exportadoras.


Agora, tivemos a publicação da Solução de Consulta COSIT  número 231/19 que reafirma ser de zero por cento a alíquota do IOF para as operações de câmbio referente a ingressos de recursos no páis, mas considerando o período de750 dias entre a contratação e a liquidação do câmbio conforme determina as normas do Conselho Monetário Nacional - CMN.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page