top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

IOF INCIDE NAS OPERAÇÕES DE EMPRESTIMOS ENTRE EMPRESAS

Os empréstimos financeiros realizados entre empresas do mesmo grupo econômico estão sujeitos a incidência do IOF. A decisão foi da 3ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF.

Analisou-se a questão da diferença entre  os contratos de mútuo onde se empresta  algo fungível, ou seja, algo que o pagamento pode ser realizado com bem ou direito semelhante, mas do mesmo gênero, qualidade e quantidade, e os contratos denominados de “conta corrente” nos quais  pode ocorrer mudança frequente na condição de credor e devedor, ou seja, acordo com obrigações reciproca de ambas as partes.

O foco da análise foi a operação classificada como sendo de  conta corrente, sendo que o CARF manteve a cobrança  realizada pela Receita Federal.

Para a Receita Federal, não há distinção para fins de IOF entre o contrato de mútuo e o contrato de conta corrente.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments


bottom of page