top of page

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO – CONTRIBUINTES – RECEITA FEDERAL - JUDICIÁRIO

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 24 de mar. de 2020
  • 1 min de leitura

No ano de 2009 a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou questão relacionada a remuneração a título de juros sobre o capital próprio indicando que não há na legislação indicativo dessa remuneração ocorrer no mesmo exercício da geração do lucro.


A questão esta no fato dos juros sobre capital próprio terem o conceito de remuneração ao sócio do capital investido no empreendimento, podendo ser, por isso, deduzido mediante determinadas regras, da base de cálculo do imposto de renda, e da contribuição social a título de despesa financeira.


A Receita Federal entende que a dedução como despesa é possível somente para a remuneração ocorrida no exercício da geração do lucro. Os Tribunais Regionais Federais tem seguido a decisão do STJ e dado ganho de causa as empresas, ratificando o entendimento que o artigo 9º da Lei de numero 9249/1995 não especifica a remuneração a título de juros de capital próprio no mesmo exercício da geração do lucro.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES RELACIONADAS AO IOF

Em nossos informes de 05/junho/2025 e 09/junho/2025 tratamos do assunto em destaque. No infirmativo do dia 09 comentamos sobre as...

 
 
 
CREDITO DE IPI

A 1ª Seção do STJ – Superior Tribunal de Justiça,  decidiu pela possibilidade do crédito de IPI  na aquisição de insumos tributados por...

 
 
 

Comments


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page