top of page

LEGISLAÇÃO DO ICMS -SP _ CANCELAMENTO DE NFe FORA DO PRAZO

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 22 de abr.
  • 2 min de leitura

 

Em manifestação consultiva a SEFAZ-SP abordou tema relacionado a Cancelamento de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) após o transcurso do prazo regulamentar. O assunto foi tratado pela Resposta Consulta Tributária de número 33455/2026.

 

Em resumo a manifestação ocorre com a seguinte diretriz:

 

  1. Ultrapassado o prazo regulamentar para o cancelamento de NF-e, o contribuinte deve protocolar pedido de cancelamento extemporâneo de NF-e, por meio do Sistema de Peticionamento Eletrônico – SIPET, a fim de regularizar sua situação.

 

II.     É vedada a emissão de documento fiscal que não corresponda a uma efetiva saída ou entrada de mercadoria, exceto nas hipóteses expressamente previstas na legislação.

 

 

A consulta também esclarece que o prazo regulamentar para se efetuar o pedido de cancelamento de NF-e é de 24 (vinte e quatro) horas, nos termos do no Portaria SRE nº 80/2025 (artigo 10) e Ajuste SINIEF nº 07/2005 (Cláusula décima segunda). Porém, o pedido de cancelamento da NF-e poderá ser recebido, pelo sistema, fora do prazo regulamentar pela Secretaria da Fazenda, desde que ocorra em até 480 (quatrocentos e oitenta) horas do momento da concessão da Autorização de Uso da NF-e (artigo 10, Parágrafo único, da Portaria SRE nº 80/2025). Observando-se que nesse caso, a solicitação de cancelamento também deve ser feita por meio do próprio sistema da NF-e, recomendando-se ao contribuinte lavrar termo no livro Registro de Utilização de Documentos Fiscais e Termos de Ocorrência (RUDFTO), modelo 6, narrando o ocorrido. Excedido o prazo máximo para o pedido de cancelamento da NF-e via sistema próprio, a regularização da situação vincula-se à apresentação do pedido de cancelamento extemporâneo de NF-e (item 2 da Decisão Normativa CAT 05/2019) por meio do Sistema de Peticionamento Eletrônico – SIPET.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ATUALIZAÇÕES NO ICMS DO ESTADO DE SÃO PAULO

O Decreto de número 70589/2026, publicado no dia 08/maio/26, pelo Estado de São Paulo, prorrogou para o final do ano, conforme consta na redação a seguir, uma série de benefícios fiscais, que original

 
 
 
CONTROLADORIA

Em nossos informativos de 28/janeiro/26, 26/janeiro/2024, 23/fevereiro/2023, entre outros, tratamos do assunto em destaque. A importância do mesmo, na administração das operações das empresas, seja

 
 
 
ESPECIFICAÇÕES TECNICAS – DANFSe

A Nota Técnica de número 08 – versão 1.0 de 05 de maio de 2026 tratou do assunto em destque. A publicação da Nota Técnica ocorreu através da Secretaria Executiva do Comite Gestor da Nota Fiscal de S

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page