LIBERAÇÃO DO FGTS – PAGAMENTO DE CRECHE

A proposta do Governo Federal de liberar o FGTS para os pais com filhos até 5 (cinco) anos para que possam pagar os gatos com creche das crianças, é vista como uma forma de aumentar a empregabilidade das mulheres. De outubro a dezembro de 2021 a taxa de desemprego das mulheres chegou a 13,9% e a dos homens em 9%.

Apesar dos esforços, existem críticas no sentido de questões importantes na análise do projeto terem sido desprezadas. Uma delas é o fato de na faixa etária das crianças possíveis de usar creche, estatisticamente, somente uma em grupo de quatro pertencem a família na qual o titular tem carteira assinada. Outro ponto é que o Governo Federal reduziu significativamente os gastos do Programa Pro infância, cuja uma das propostas, é a construção de creches públicas. Finalmente se avalia que a grande necessidade de creches esta localizada em regiões pobres, onde a junção dos dois pontos já mencionados torna-se crucial para o pessimismo quanto ao sucesso da iniciativa.