top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

LIDERANÇA

Tema que esta sempre no auge das abordagens da mídia, independente de sua forma de comunicação, é a questão da liderança e da chefia. Alguns entendem que o caminho de ambas as questões – liderança e chefia – estão diretamente relacionados, mas na realidade existe uma diferença enorme, inclusive de ordem conceitual entre eles.


No mundo corporativo a evidencia desse distanciamento é ainda maior, pois envolve resultados, bem estar no relacionamento do time, qualidade da informação, pleno atendimento ao cliente.


Chefia e liderança tem características completamente antagônicas.


Os efeitos práticos de uma e de outra, podem ser a semente que desestrutura uma equipe, um time formado por bons profissionais. É preciso ter muito cuidado com esse acompanhamento e seus efeitos, os resultados e o comportamento do time são o termômetro que indica a necessidade de atenção.


A liderança, é o perfil ideal para o profissional que ocupa um cargo de coordenação, de chefia. A condução segura e justificada por conceitos claros do trabalho que está sendo realizado, a orientação, o incentivo, são entre outros o resultado dessa liderança. Não que o chefe não possa ser um grande líder, muito pelo contrário, ele pode e deve buscar esse posicionamento. Esse material de treinamento, tem como objetivo alertar para esse aspecto. Chefe, identifique a sua necessidade de aperfeiçoamento profissional e vamos a luta. Vamos chefiar com uma liderança reconhecida por todos.


A capacitação profissional é componente fundamental para a liderança. Você pode ser provido da liderança nata, observando que no campo profissional, será um influenciador, um multiplicador, um exemplo a ser seguido, aprimorando conhecimento em sua área de atuação. Um líder nato e com vasto conhecimento técnico. Avalie, essa questão. A chefia tradicional, aquela que aponta o dedo e diz “faça isso”, sem explicar, sem esclarecer, sem detalhar a situação e a importância da atividade, esta com os dias contados. Agora, a liderança, que educadamente, agradavelmente, com respeito, pede para fazer, esclarecendo o motivo, agregando conhecimento a atividade, tirando dúvidas, se colocando a disposição para novos esclarecimentos e orientações, essa precisa de você, líder nato e tecnicamente capacitado.


Pense nisso!





15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comments

Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page