LOGÍSTICA – VITAL NA OPERAÇÃO DA EMPRESA

Há uma preocupação generalizada com as questões relacionadas a logística global. A retomada mundial da economia, se é que podemos chamar de pós pandemia, e a chegada do final do ano, quando as empresas, tradicionalmente, ajustam seus estoques para o período e para o início do próximo exercício, não esta tendo a contrapartida positiva do setor logístico global. A avaliação é que hoje temos, um caos nesse setor em termos internacionais, devendo ocorrer a regularização somente no segundo semestre de 2022. Faltam containers, faltam navios, o valor do frete marítimo disparou, algumas rotas internacionais tem surgimento de eventos extraordinários e alguns portos vitais na malha mundial de distribuição de produtos apresentam problemas.

Esses fatores todos devem estar no radar das empresas quanto a administração de seus custos operacionais no tocante a um competente planejamento de estoque de forma a não trazer gargalos a produção e ao trabalho com baixo estoque de comercializáveis.