• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

MAIS SOBRE A REFORMA TRIBUTÁRIA

Uma das propostas para alterar a tributação sobre consumo, isso suporte nas análises sobre a reforma tributária, indica que o IVA – Imposto de Valor Agregado, na modalidade dual, pode ter início de aplicação em 2025 com a junção da cobrança de PIS e da COFINS. Já, a segunda fase que envolve a unificação do ICMS e do ISS ficaria para 2027, considerando um período de transição de quatro a seis anos.

Com isso, a estimativa de transição total para os consumidores e para as empresas (contribuintes), fica para 2031 ou 2032, mas tudo dependendo da evolução das análises e discussões sobre o tema no Legislativo, ou seja, no Congresso.