MERCOSUL _ POSSIBILIDADE DE REDUÇÃO DE TARIFAS

Em nosso informativo de 19/fevereiro/2021 tratamos do tema “Possível Redução de Tarifas – Mercosul”.

O assunto continua em pauta, ocorrendo avanço nas discussões pelos parceiros desse Mercado Comum (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). A proposta do Brasil é pelo corte linear de 20% dessas tarifas, sendo ele em duas etapas, uma agora, e outra em média após seis meses, cada uma delas em 10%, Paraguai e Uruguai demonstraram concordância com a proposta. Argentina que até então se mostrava sem posicionamento sobre a questão colocou à mesa sugestão de redução a 0% da TEC para aproximadamente dois mil produtos centrados, basicamente, nos chamados bens intermediários, que são classificados como insumos para uso em processos produtivos industriais, não alterando alíquotas para setores considerados mais sensíveis.

Nova reunião, desta vez presencial, ocorrerá no final do mês de maio/2021, para a evolução das discussões e propostas.