top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

MINIREFORMA OU REFORMA TRIBUTÁRIA?

Projeto de Lei que esta em fase final de tramitação no Congresso, preocupa a Receita Federal e o Ministério da Fazenda.

A proposta já aprovada na Câmara dos Deputados, e na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, abre o precedente para que empresas privadas de tecnologia, forneçam sistemas para o mercado, ou seja, para as outras empresas, sistemas esses voltados a suprir a necessidade quanto a emissão de Nota Fiscal e gerar informações acessórias para os Fiscos (União, Estados e Municípios). Sendo o texto do projeto aprovado, ele segue para a sanção presidencial.

A preocupação do Ministério da Fazenda e da Receita federal é que essa aprovação deixará os órgãos arrecadadores, sem autonomia em medidas de fiscalização e gestão de recolhimento dos tributos, assim como de informações acessórias base para controles dessa apuração e arrecadação. A proposta do texto, segundo seus condutores do Legislativo, visa a simplificação das obrigações acessórias, empunhando-se, no caso, a bandeira relacionada a quantidade enorme dessas obrigações, o que afeta diretamente o custo Brasil. Há também a indicação quanto ao projeto ser proposto pelo mercado, pelas empresas, e não pelo Congresso.

Assim temos uma reforma tributária em análise, e temos também uma minirreforma tramitando no Legislativo, considerando a forma como esse projeto é identificado na casa. Defensores indicam que o projeto, basicamente, sugere a criação da Nota Fiscal Brasil Eletrônica que unificará com a sua geração, documentos, lançamentos e registros fiscais das empresas que a utilizem.

Nessa proposta, temos também, a criação do Comitê Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias, que decidirá quais obrigações acessórias serão exigíveis dos contribuintes, base na Nota Fiscal Brasil Eletrônica.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ORÇAMENTO 2025 (I)

A proposta de orçamento encaminhada ao Congresso pelo Executivo Federal prevê aumento de R$ 46,7 bilhões  em medidas voltadas ao aumento...

Comentários


bottom of page