top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

NÃO CUMULATIVIDADE DE PIS E COFINS _ POSSIBILIDADE DE CRÉDITOS

Solução de Consulta da COSIT de numero 01/2021, tratou da possibilidade de crédito de PIS e Cofins em empresa que está no regime não cumulatividade dessas contribuições.

O assunto em tela, diz respeito aos gastos com tratamento de efluentes, resíduos industriais e águas residuais de processo de manufatura, sendo esse processo indispensável para a realização da atividade da empresa, e com previsão legal, ou seja, o referido tratamento é previsto e determinado para realização pela empresa com base em legislação própria para o tema.

Essa decisão da COSIT, como em outros casos, vai em linha com o posicionamento do STJ – Superior Tribunal de Justiça de 2018 que atrelou os créditos dessas contribuições a conceitos de essencialidade e relevância da aquisição/operação e respectivos gastos a ela relacionado as atividades realizadas pela empresa.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Comentarios


bottom of page