Temas relacionados ao uso pleno da capacidade instalada, ou, administração da eficiência operacional, ou, eliminação de desperdícios operacionais estão sempre na linha de frente dos nossos comentários.
Com foco no ano de 2022, temos um alerta para o índice que representa o Nível de Utilização de Capacidade Instalada das Indústrias, considerando que ele demonstra que a reação do setor industrial nos últimos meses não é suficiente para afirmar o uso da plena capacidade industrial em 2022, fato que pode frustrar as expectativas para o setor. Detectou que não há indicativos de altas consistentes para esse acompanhamento, o que deve ser visto com atenção.
De 2010 a 2019 esse índice indicou níveis de uso da capacidade na faixa de 78,8%. Já entre 2020 e 2021 o mesmo ficou em 76,2%.
Para 2022 estima-se que variáveis como, problemas de abastecimento de insumos industriais, aumento de inflação, aumento de juros, variação de câmbio, custo da energia elétrica, entre outros, podem afetar a demanda de consumo e mais uma vez não colaborar com a avaliação desse índice relacionado ao uso da capacidade industrial instalada.
Mediante esse cenário é imprescindível que as empresas tenham programas de eficiência operacional, assim como de eliminação de desperdícios em suas atividades.
Comments