OMC E O BRASIL

Tudo indica que as manifestações dos componentes da OMC – Organização Mundial do Comércio,  são confiantes na política econômica e na agenda de reformas propostas  pelo Governo Brasileiro.

O pedido de entrada do Brasil na OCDE – Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, esta suportado pelo compromisso de mudanças em favor da correção da economia do país e isso é um bom indicativo na visão da OMC.

Apesar disso a OMC é ferrenha crítica dos incentivos locais, que segundo ela, não  melhoraram a competitividade da economia e custaram muito aos contribuintes brasileiros. Países membros da Organização apresentaram ao Brasil questionamentos sobre como fazer para que os programas de apoios setoriais internos não tragam distorções e discriminações comerciais a produtos importados.

Novamente o INOVAR AUTO foi colocado no tema das discussões, com a indicação que após seu encerramento no final  deste ano (2017), tenhamos no seu substituto até 2030, o Programa Rota 2030, estrutura mais compatível com as regras da OMC.

Outro ponto comentado na reunião da delegação brasileira na OMC foi a complexidade local  do ambiente de negócios, capitaneada pelo não menos complexo sistema tributário nacional.

Enfim caminhamos rumo a OMC.

Sobre a questão do INOVAR AUTO e os questionamentos da OMC vejam nossos informativos de 16/11/2016, 03/05/2017 e 28/06/2017.

0 visualização0 comentário