top of page

OPERAÇÕES COM SOFTWARE E O ICMS

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 30 de dez. de 2020
  • 1 min de leitura

Esse tema sempre apresentou divergentes linhas de interpretação e análises por parte de contribuintes e órgãos fiscalizadores.


A Consultoria Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, em recente manifestação, traz mais esse posicionamento sobre questão relacionada ao ICMS e a venda de software de prateleira por transferência eletrônica de dados a consumidor final.


Os pontos de atenção para ele são os seguintes:


1o. A venda de bens ou mercadorias digitais, via transferência eletrônica de dados, a consumidor final, é sempre considerada operação interna, no Estado onde estiver o consumidor.

2o. A pessoa jurídica detentora de site ou de plataforma eletrônica que realize a venda ou a disponibilização, ainda que por intermédio de pagamento periódico, de bens e mercadorias digitais mediante transferência eletrônica de dados, é o contribuinte da operação e deverá inscrever-se nas Unidades Federadas em que praticar as saídas internas destinadas a consumidor final conforme Cláusula quarta do Convênio ICMS 106/2017.

3o. Para acobertar a venda de softwares para consumidor final, o estabelecimento vendedor, com inscrição estadual específica para o site ou plataforma, deverá emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).


O assunto é deveras polêmico e necessita de análise pormenorizada para a tomada de decisão.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
TAXAÇÃO EUA “X” BRASIL (II)

Os EUA são o segundo principal mercado comprador  de produtos brasileiros, a parcela dessa operação perante as exportações locais totais...

 
 
 
TAXAÇÃO EUA “X” BRASIL (I)

O Governo Federal avalia recorrer a OMC – Organização Mundial do Comércio, e a Lei de Reciprocidade Econômica, para responder ao Governo...

 
 
 
ALTERAÇÃO DO IPI - VEÍCULOS

O Decreto de numero 12549/25  tratou da redução do IPI de automóveis classificados como “ leves e econômicos”, bem como tratou do...

 
 
 

Comments


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page