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ORÇAMENTO

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 3 de nov.
  • 1 min de leitura

Muitas empresas estão na fase final de seus orçamentos para o próximo exercício, ou para período plurianual, outras estão nos intermédios das discussões, e outras, podem estar iniciando as análises e preparativos.

 

Importante no processo orçamentário é  a qualidade das projeções, as estimativas  de receitas, equivalentes de custos e despesas, definição de perspectivas de rentabilidade e lucratividade, tudo isso suporte em uma meta consistente de crescimento das operações, crescimento dos negócios.

 

A análise do mercado consumidor,  seu comportamento nos últimos meses,  é tópico de atenção, considerando aspectos atuais da economia local e global, os possíveis efeitos de situações pontuais como tarifaços, ou, a oportunidade que os mesmos aspectos pontuais  indicarem o desenvolvimento de novos mercados, novas chances de negócios, de vendas, de extensão de base de clientes, tudo isso deve ser abordado em um bom plano de orçamento.

 

Muitas empresas utilizam a metodologia do orçamento base histórica, e outras utilizam a metodologia do orçamento base zero. Independente da operacionalidade do seu orçamento, do método que você definiu para estrutura-lo, a qualidades dos dados que o compõe deve buscar a primazia para o momento da informação.

 

O material que está na sequência, busca apresentar indicativos para o  desenvolvimento do orçamento base zero, ou para o orçamento base história. Boa sorte na preparação do mesmo!


 
 
 

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