top of page

PAGAMENTO DE IRPJ E CSLL COM CRÉDITO DE OUTROS TRIBUTOS FEDERAIS

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 21 de set. de 2018
  • 1 min de leitura

Foi suspensa a liminar concedida a associados da FIESP e do CIESP para uso do créditos de tributos federais para pagamento de IRPJ e CSLL apurados por estimativa. A suspensão ocorreu por decisão do Tribunal Regional Federal 9TRF) da 3ª Região.

Tratamos desse assunto em nosso informe de 06/09/2018 com o título de “Manutenção do Fluxo de Caixa de Impostos e Contribuições”. A decisão para suspender a liminar baseou-se no fato que a mesma (a liminar)antecipava o julgamento de mérito o que é contrário a jurisprudência do STJ – não será cabível liminar cuja execução produz resultado prático que inviabiliza o retorno ao status quo ante - caso a mesma venha a ser revogada.

A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional denota ser importante o posicionamento pois fica evidenciado o entendimento da presença de requisito de dano grave de difícil reparação caso a liminar fosse mantida, o que também deve ser analisado em conjunto com o fato de que não houve aumento ou majoração de tributo.

Para os contribuintes e a entidade que os representa resta recorrer da decisão enfatizando, talvez, o mesmo argumento base para suspender a liminar, ou seja, mantendo-se a proibição de pagar o IRPJ e a CSLL apurados por estimativa com créditos de outros tributos federais de forma a isso impactar nos caixas das empresas, não se estaria impondo a elas um dano grave de difícil ou impossível reparação?

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ADEQUAÇÃO DE NFe E NFCe _ REFORMA TRIBUTÁRIA

Em busca de adaptar e adequar os documentos fiscais (NFe e NFCe) para atendimento as disposições da Reforma Tributária, tivemos a publicação (11/novembro/25) de mais uma Nota Técnica (Nota Técnica 202

 
 
 
DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS

Em nossos informativos de 06/novembro/25, 27/outubro/25, 06/outubro/25, e 03/outubro/25, tratamos de assunto relacionado a alteração do imposto de renda da pessoa física e alternativas para compensaçã

 
 
 
TRIBUTAÇÃO DE DIVIDENDOS (VISÕES DIFERENCIADAS)

Interessante o ponto de vista que correntes do mercado tem com relação ao assunto em destaque.   Uma das vertentes é de posicionamento que o modelo atual adotado pelo Brasil de tributar o lucro na emp

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page