Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO) PROJEÇÃO PARA 2020

O Instituto Brasileiro de Economia da FGV esta prevendo queda de 5,4% no PIB para 2020. O alerta para essa previsão esta relacionado a não desprezar a possibilidade de quadro recessivo mais intenso, que possa durar tempo maior do que o estimado para a atual crise. A princípio essa crise estava relacionada a aspectos de saúde pública, hoje se confunde, e até dá prioridade, a uma crise econômica e como suporte marginal a essas graves situações, temos também,  uma crise política.

Com essa situação política, temos a demonstração de total despreparo e desconexão dos gestores públicos em suas esferas de competência para lidar com a situação atual seja de saúde seja de economia. A ausência de propostas mais amplas e mais efetivas, traz o foco das ações para questões necessárias, mas pontuais, e não parte de um  amplo projeto de suporte a sociedade em momento tão crítico, como por exemplo, interferir em contratos privados, interferir em protocolos de saúde pública para medicamentos sem eficácia comprovada para aquela determinada finalidade, interferir na responsabilização de agentes públicos durante a atual crise, questões essas, para as quais, até o consenso de aprovação entre Executivo, Legislativo e Judiciário, se torna tarefa difícil.

É esse o cenário que atualmente lastreia a previsão de queda do PIB em 5,4% considerando que  para a mesma, o déficit primário (diferença entre a geração de recursos _ arrecadação _ e os gastos do governo) será de 8,2%. As empresas devem estar atentas a essas projeções e já trabalharem em ajustes que possam manter a sua rentabilidade operacional vislumbrando esse cenário futuro.

0 visualização

© 2020 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon