Buscar
  • Grupo Bahia & Associados

PIX E OPEN BANKING

Atualizado: 11 de Set de 2020

O PIX é o novo sistema de pagamento instantâneo, previsto para início de funcionamento em 16 de novembro de 2020. A proposta é que esse novo sistema altere a forma pela qual as pessoas, atualmente, pagam contas e fazem suas compras, alteração essa relacionada a ausência de dinheiro e cartão para realizar a transação. Operação desse gênero poderá ser executada utilizando, por exemplo, somente o número do celular, ou mesmo, utilizando, exclusivamente, o número do CPF para fazer um saque que não terá obrigatoriedade de ocorrer instituição financeira ou em banco 24 horas.

O outro sistema com previsão de entrada em funcionamento no final de novembro/2020 é o “open banking” que visa o compartilhamento de informações e serviços financeiros, através de plataformas específicas, disponibilizadas, inclusive, aos atuais clientes das instituições financeiras. Com esse sistema a possibilidade de ofertas de créditos e outras possíveis vantagens em operações dessa natureza serão mais ativas, ou seja, você não precisa ser cliente de determinada instituição para receber oferta mais competitiva referente a disponibilização de credito, se comparada com a oferta da instituição financeira que você normalmente trabalha.

As duas propostas objetivam trazer ao mercado mais eficiência e redução de custos, com isso, as taxas cobradas pelo sistema bancário diminuirão e a competitividade no setor aumentará, favorecendo os seus usuários e consumidores.

Sobre esse assunto, veja também, o nosso informativo de 19 de agosto de 2020 que trata de duplicatas eletrônicas.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

PACOTE PARA AJUDAR O SETOR CULTURAL E DE EVENTOS

A Câmara dos Deputados aprovou Projeto de Lei de número 5638/2020 que objetiva dar fôlego , no momento atual, ao setor cultural e de eventos. A proposta trata da possibilidade renegociação de dívidas

CRÉDITO DE PIS E COFINS

Decisão da Justiça Federal do Estado de São Paulo, tendo como direcionadora a decisão do STJ – Superior Tribunal de Justiça, decisão essa de 2018, entendeu que rede de loja com instalações em shopping

© 2020 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon