top of page
Buscar
Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Na prática o planejamento estratégico pode ser identificado como o balizador do “como chegar lá” ou como alcançar os objetivos projetados.

Atrelado a todo planejamento estratégico temos um plano de ações, ou seja, qual será a forma, o meio, as alternativas de se alcançar o que foi planejado. Fazendo parte de toda essa esta estratégia operacional e negocial, e fazendo parte desse plano, existem outras várias ferramentas que deverão incorporar o projeto, como por exemplo, o plano de negócios (business plan), o orçamento (budget), o fluxo de caixa (cash flow), as previsões e revisões orçamentárias (forecast), as pesquisas de mercado (marketing research).



É fundamental nesse planejamento, definir prazos de realização, investimentos, e o que se pretende ter e/ou alcançar quando se chegar lá. Não esquecer que o investimento com metas e realizaões é realmente um investimento, já o investimento sem metas e sem realizações é desperdício.



Todo planejamento estratégico deve ser realista, nada de “surfar nas ondas do impossível”. Para isso é necessário conhecer a empresa, conhecer o mercado, conhecer o produto, ter controle das disponibilidades. As ferramentas de administração acima comentadas (o plano de negócios, o orçamento, o fluxo de caixa, as previsões e revisões orçamentárias, as pesquisas de mercado), são vitais nessa atividade. Muitas empresas para alavancar a responsabilidade de um bom orçamento, direcionando a sua concretização, suportam as premissas do mesmo com a cultura de divulgar para os seus colaboradores e mercado, qual é a sua missão, a sua visão e os seus valores. Assim, essas ferramentas de gestão direcionam a busca de metas e a realização de objetivos



Ter ferramentas de acompanhamento e de correção de rumos quando aquilo que foi planejado e implantado não estar atendo as expectativas, é vital para o bom desempenho do que foi planejado. Assim é importante ter métricas de acompanhamentos que indiquem parâmetros de aceitação ou de recusa de determinadas atividades e/ou resultados. Também é importante definir a periodicidade que serão realizadas nas revisões dessas atividades, e não menos importante é ter instrumentos e formas rápidas de correção para que os desvios sejam ajustados de forma rápida e produtiva, sem comprometimento do plano original.



Agora é elaborar o planejamento estratégico com o suporte de bons profissionais e partir para as realizações.


22 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

ANÁLISE DE DESEMPENHO

Balanços  do terceiro trimestre referente a 399 empresas não financeiras, demonstram o crescimento do lucro liquido neste período em...

REFORMA TRABALHISTA

O TST – Tribunal Superior do Trabalho, decidiu que as alterações trazidas pela conhecida “Reforma Trabalhista”, base na Lei de numero...

1件のコメント


Moacyr Pereira Passos Jr
Moacyr Pereira Passos Jr
2023年7月19日

Este artigo me trouxe recordações de Welsh, Gtiman, Drucker...bons tempos de estudos e trabalhos....e ensino...

いいね!
bottom of page