Na prática o planejamento estratégico pode ser identificado como o balizador do “como chegar lá” ou como alcançar os objetivos projetados.
Atrelado a todo planejamento estratégico temos um plano de ações, ou seja, qual será a forma, o meio, as alternativas de se alcançar o que foi planejado. Fazendo parte de toda essa esta estratégia operacional e negocial, e fazendo parte desse plano, existem outras várias ferramentas que deverão incorporar o projeto, como por exemplo, o plano de negócios (business plan), o orçamento (budget), o fluxo de caixa (cash flow), as previsões e revisões orçamentárias (forecast), as pesquisas de mercado (marketing research).
É fundamental nesse planejamento, definir prazos de realização, investimentos, e o que se pretende ter e/ou alcançar quando se chegar lá. Não esquecer que o investimento com metas e realizaões é realmente um investimento, já o investimento sem metas e sem realizações é desperdício.
Todo planejamento estratégico deve ser realista, nada de “surfar nas ondas do impossível”. Para isso é necessário conhecer a empresa, conhecer o mercado, conhecer o produto, ter controle das disponibilidades. As ferramentas de administração acima comentadas (o plano de negócios, o orçamento, o fluxo de caixa, as previsões e revisões orçamentárias, as pesquisas de mercado), são vitais nessa atividade. Muitas empresas para alavancar a responsabilidade de um bom orçamento, direcionando a sua concretização, suportam as premissas do mesmo com a cultura de divulgar para os seus colaboradores e mercado, qual é a sua missão, a sua visão e os seus valores. Assim, essas ferramentas de gestão direcionam a busca de metas e a realização de objetivos
Ter ferramentas de acompanhamento e de correção de rumos quando aquilo que foi planejado e implantado não estar atendo as expectativas, é vital para o bom desempenho do que foi planejado. Assim é importante ter métricas de acompanhamentos que indiquem parâmetros de aceitação ou de recusa de determinadas atividades e/ou resultados. Também é importante definir a periodicidade que serão realizadas nas revisões dessas atividades, e não menos importante é ter instrumentos e formas rápidas de correção para que os desvios sejam ajustados de forma rápida e produtiva, sem comprometimento do plano original.
Agora é elaborar o planejamento estratégico com o suporte de bons profissionais e partir para as realizações.
Este artigo me trouxe recordações de Welsh, Gtiman, Drucker...bons tempos de estudos e trabalhos....e ensino...