top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

POLÍTICA MONETÁRIA

O objetivo da política monetária é o controle da oferta de moeda no país e dessa forma ter controle, também, da inflação evitando a disparada dos juros. Atualmente essa está sendo uma atividade árdua para o Banco Central que é o responsável pela gestão dessa política monetária, isso considerando a disparada dos preços de algumas commodities, considerando eventos internacionais que impactam nessa disparada, e considerando as projeções múltiplas de situações que poderão influenciar as projeções voltadas a prever a situação econômica local e mundial.


Com isso as perspectivas são de taxa de juros e mantendo em níveis elevados por um bom período de tempo.


Com a SELIC em 12,75% ao ano, e a previsão de chegar a 13,25% em julho/2022 temos que a estimativa para o juro básico no fim de 2023 passou a ser de 9,5% e não mais de 9%.


Assim, é fundamental que as empresas tenham atenção redobrada com o fluxo financeiro dos seus investimentos, de forma a, caso precisem de aporte financeiro para sua operação, analisarem todas as alternativas possíveis optando pela mais vantajosa, inclusive considerando as variáveis tempo de amortização e perspectiva de variação de custo da mesma durante este período. Simulações de liquidação desse aporte com as projeções de encargos nas diversas situações analisadas (tempo, valor, e projeções de mercado) são fundamentais para a melhor decisão.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

Комментарии


bottom of page