top of page

PONTOS DIVERGENTES PARA A REFORMA TRIBUTÁRIA

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 11 de jul. de 2021
  • 1 min de leitura

Ministro da Economia demonstrou sinais de que pretende estudar com mais detalhes possibilidades de transições quanto a acabar com a mecânica de juros de capital próprio, início da taxação de distribuição de lucros e dividendos, e eliminação de medidas que possibilitem planejamento tributário.


As propostas vão desde redução parcial sobre as questões relacionadas aos juros de capital próprio, ou seja, o não a uma medida imediata e o sim a uma medida com aplicação em etapas, quanto a taxação sobre a distribuição de lucros e dividendos, a proposta analisada é que a alíquota a ser aplicada, no início do processo seja de 15% e não de 20%. A questão desse ultimo percentual está fechada, com base em ser ela a alíquota utilizada pela OCDE para a taxação da operação.


Ponto também comunicado como sendo alvo de estudos esta direcionado reduzir a alíquota do imposto de renda das empresas em percentual maior do que o já divulgado (cinco pontos percentuais) mas, para isso, alguns subsídios deverão ser reanalisados e eliminados.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ALTERAÇÕES RELACIONADAS AO IOF

Em nossos informes de 05/junho/2025 e 09/junho/2025 tratamos do assunto em destaque. No infirmativo do dia 09 comentamos sobre as...

 
 
 
CREDITO DE IPI

A 1ª Seção do STJ – Superior Tribunal de Justiça,  decidiu pela possibilidade do crédito de IPI  na aquisição de insumos tributados por...

 
 
 

Comentarios


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page