POSSIBILIDADE DE UM NOVO REFIS

O Governo Federal analisa a possibilidade de ajuda às empresas que  não conseguirem quitar, lá na frente,  os impostos  que tiveram recolhimentos  postergados em vista da atual crise. A proposta é que, com a diminuição dos impactos da situação atual, e o início de volta à normalidade, se necessário, esse tema fará parte de retomada dos estudos e proposta sobre a reforma tributária.

Com isso,  levanta-se  dois pontos de atenção. Um deles vinculado a termos mais uma vez um “puxadinho” quanto a essa reforma, ou seja, algo paliativo que atenda as urgentes necessidades do  momento, ou até venha a causar certa dificuldade com a  sua operacionalização em suportes futuros à retomada da economia. O outro voltado ao aumento da carga tributária, bandeira que antes da atual crise, ao se analisar a reforma tributária era  apresentada como condicional – o não aumento da carga tributária nessa  reforma – mas atualmente, pode não ter esse mesmo ímpeto, considerando o montante de gastos públicos voltados a combater a pandemia.

0 visualização