PREPARAR A EMPRESA PARA O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL.
- Grupo Bahia & Associados
- 25 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Existem algumas formas de interpretar esse título. Alguns veem no mesmo a indicação direta de rentabilidade e da lucratividade, outros a indicação de destaque no mercado, ou seja, a empresa exemplo em termos de posição mercadológica, aquela que deve ser seguida.
A abordagem, sem dúvidas, deve estar atrelada também a esses aspectos, mas temos outros que devem ser observados para a real sustentabilidade. O que apresentamos as empresas clientes como referencial para essa situação esta vinculado a qualidade da informação, transparência, validação de dados, e divulgação. A estrutura deve ter essa apresentação:

Para isso, devemos preparar a empresa para etapas organizacionais que, às vezes, são estranhas no seu dia a dia. Por exemplo, a questão da qualidade da informação está relacionada a processos e procedimentos, claros, de conhecimento dos colaboradores, e com condições de serem validados quanto a aplicação.

O aspecto da transparência esta diretamente e objetivamente vinculado a atendimentos de normas legais e normas internas da organização, podendo também ter vinculação a normas setoriais e/ou mercadológicas. Atender as normas, sem a geração de contingencias sejam de que nível for, e de qual esfera possam estar vinculadas.

A validação de informações tem vinculação a certificação dos atos e fatos realizados, atendimento licito do que foi previamente definido e a cultura de boas práticas. Capacitar, treinar, proporcionar aos colaboradores o nível operacional e cultural necessário ao negócio.

Finalmente, a divulgação de informações sobre a evolução operacional e econômica financeira da empresa, atrai a confiança do mercado, e passa ser uma referência. A empresa pode até não ter a necessidade de divulgar seus dados, mas deve estar preparada para em uma solicitação específica, por exemplo, a aprovação de uma linha de crédito, não titubear para essa apresentação.

Assim, preparar a empresa para o crescimento sustentável, necessita obrigatoriamente, de algumas visões preliminares a rentabilidade e lucro. Ai, nessas visões, temos os conceitos da sustentabilidade do negócio.
Rentabilidade e lucratividade sempre sustentáveis, e não sazonais, sem forma de rastrear o motivo dessa possível “montanha russa” de aclives e declives.
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