• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

PROJEÇÕES PARA A SELIC

O preço das commodities impactado pelo conflito entre Rússia e Ucrânia, terá efeito direto na projeção da SELIC, para a qual já existe estimativa de 13,5% em agosto/2022 e 13,25% em dezembro/2022. A mediana de projeção do boletim Focus para a SELIC está em 12,25%.

Com o preço do barril de petróleo tipo Brent em US$ 123,21, e as commodities agrícolas com forte especulação de alta, a tendência de aumento indicada pelo mercado chega a taxa de juros de 13% ao ano sem qualquer tipo de esforço, ou seja, de forma natural acompanhando os eventos vinculados ao conflito.

As empresas, devem rever suas projeções orçamentárias de forma constante para se precaverem de eventos financeiros que possam reduzir sua rentabilidade e tirar sua lucratividade, considerando essas projeções de preço de commodities de energia e agrícola, e consequentemente, de variação da SELIC.