• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

PRONAMPE

O Programa Nacional de Apoio as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – PRONAMPE - foi criado em 2020 para poder dar suporte financeiro, durante a pandemia da covid 19, as empresas que nele se enquadravam, considerando o impacto que essas empresas tiveram em suas operações com a queda significativa de faturamento, e também, com a escassez de crédito, o que sugeria o encerramento de atividades para muitas delas.

A avaliação é que esse Programa foi bem sucedido, alcançando seus objetivos, mantendo empresas em operação, assim como a mão de obra vinculada a elas.

A Câmara dos Deputados aprovou projeto que prorroga o PRONAMPE até o final de 2024, sendo que a estimativa do Ministério da Economia é que essa prorrogação injete R$ 100 bilhões para suporte as atividades dessas empresas.

O projeto precisa passar por nova votação no Senado, local onde ocorreu a sua proposta original, tendo em vista as alterações realizadas pela Câmara dos Deputados.