top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

QUESTÕES SOBRE A REFORMA DO IMPOSTO DE RENDA

Atualizado: 8 de set. de 2021

É fato que um dos grandes problemas da reforma do imposto de renda é amenizar o impacto financeiro da mesma no orçamento do Governo Federal.


Dessa forma, busca-se todas as possíveis alternativas para reduzir esse impacto. Na reforma do imposto de renda, não podia ser diferente, e para não trazer embates mais sérios de perda de arrecadação, a alternativa foi retirar benefícios de outras atividades e/ou produtos. Assim, temos na proposta a revogação de isenções de PIS e COFINS sobre alguns medicamentos, inclusive de uso contínuo, e destinados a tratamento de doenças consideradas graves, isso sob a alegação de que esses subsídios tem caráter regressivo, ou seja, beneficiam os mais riscos e não a camada da sociedade mais necessitada. Por outro lado foram mantidos benefícios relacionados a imposto de importação e IPI no caso de aeronaves e embarcações, sob a alegação de que com relação as aeronaves, os setores que as produzem e que as utilizam foram duramente afetados pela pandemia da COVID 19 e a retirada do incentivo pode trazer sérios impactos econômicos a eles. Já para as embarcações a alegação quanto a manutenção é que a retirada dos benefícios teria efeito muito pouco significativo, e poderia prejudicar os que dependem do transporte hidroviário.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A NOVELA DA DESONERAÇÃO

Com efeitos imediatos, o  ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, atendeu a solicitação  do governo e do Congresso Nacional, suspendendo  por 60 dias a liminar que havia derrubado

PREÇO DE TRANSFERENCIA

Questão interessante chegou ao Judiciário. Uma empresa de São Paulo, obteve liminar na Justiça Federal, para não aplicar em suas operações, as novas regras de preço de transferência (transfer price).

留言


bottom of page