top of page
Buscar
  • Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

R$ 1 TRILHÃO

Acabamos de bater a cifra de R$ 1 Trilhão em termos de recolhimento de impostos no ano de 2022 (dia 03 de maio).

Nesse universo de recolhimento temos impostos das esferas federal, estaduais e municipais.


Interessante que essa cifra, em termos de arrecadação, nos anos anteriores foi alcançada em: 2021 – dia 19 de maio; 2020 – dia 27 de maio; 2019 – dia 24 de maio; 2018 – dia 3 de junho.


Ponto de atenção é que muitos atrelam o aumento da arrecadação ao chamado crescimento estrutural, porém fato é que a vinculação desse aumento, tem relação mais diretamente ao aumento de preços e a inflação.


Aqui temos mais um aspecto interessante para abordar referente a críticas que são realizadas referente a redução de impostos como é o caso, por exemplo, da redução de IPI, pois analistas indicam que com inflação em alta, pratica de aumentos de preços em ação, e encarecimento e restrição de crédito, pode ser difícil chegar a mesa dos consumidores as reduções de tributos propostas, o que pode acarretar a necessidade de revisão das mesmas, ou seja, volta a carga tributária anterior, vindo a frustrar a iniciativa e a medida perante os contribuintes.


Torcendo para que isso não ocorra e para que as reduções de tributos propostas cheguem aos consumidores, de forma a fazerem um contrapeso ao aumento de preços.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

REFORMA TRIBUTÁRIA

Temos realizado comentários quanto a questão relacionada a proposta original da reforma tributária de não aumento de carga tributária, e as análises atuais, que indicam, essa proposta não será cumprid

VAREJO

As vendas no varejo cresceram em abril, mas com crescimento abaixo do esperado. Apesar disso houve, também, a identificação  de busca ao alcance da meta considerando o aquecimento do mercado de trabal

Comments


bottom of page