• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

REFORMA TRIBUTÁRIA

O setor de saúde deve ter alíquota diferenciada nas discussões que avançam sobre a reforma tributária. A questão fica por conta de, podemos dizer, definir o que é setor de saúde nessa análise. Exemplo, o universo de análise contempla equipamentos, insumos para a fabricação de medicamentos, os próprios medicamentos, serviços relacionados, todos considerados componentes da cadeia da saúde devem ter diferença de tributação.

Nessa linha, outros setores também estão buscando destaque. É o caso da agroindústria, educação, transporte, entidades relacionadas a assistência social, entre outras.

Assim, considerando as premissas divulgadas e exploradas de simplificação do sistema, não de redução de carga tributária, e de alíquota máxima de 25%, para o proposto IVA – Imposto sobre Valor Agregado, para as transações com mercadorias e serviços, vamos aguardar o que vem por ai para esses setores e tantos outros também considerados essenciais para a população.