• Foto do escritorGrupo Bahia & Associados

REFORMA TRIBUTÁRIA – EXPECTATIVAS POSITIVAS

Estudo realizado pelas consultorias Endeavor e Ernst Young  indicam que  as empesas poderão economizar até R$ 28,1 bilhões/ano com a reforma tributária, isso considerando a redução de horas direcionadas a apuração, cálculo, e pagamentos de  tributos sobre o consumo. A base para essa redução é a unificação de tributos, de maneira a transformar cinco deles que taxam consumo (ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS), em dois (ICMS e ISS = IBS e IPI, PIS e COFINS = CBS). Um dos parâmetros analisados tem relação ao numero de horas gastas pelas empresas para atenderem questões de natureza tributária.  Com o atual sistema tributário a estimativa é de que se gaste em média 1501 horas/anuais para esse atendimento, e com a proposta da reforma, essa estimativa vai para  600 horas/anuais. A informação complementa dado quanto a, em países da OCDE – Organização para Cooperação e  Desenvolvimento Econômico, a quantidade de horas direcionadas a essas atividades é de, em média, 150 horas/ano.

Vamos torcer para que as projeções estejam corretas, e essas reduções realmente se evidenciem.