RENUNCIA TRIBUTÁRIA
- Grupo Bahia & Associados
- 19 de set. de 2020
- 1 min de leitura
Os gastos tributários estimados pelo Governo Federal para 2021 são da ordem de R$ 307,9 bilhões. Esses gastos identificam o montante da renuncia fiscal e o montante de créditos subsidiados patrocinados pelo Governo federal.
A informação faz parte do Projeto de Lei Orçamentária indicando que o valor é equivalente a 4% do PIB – Produto Interno Bruto.
Pontos ainda em discussão são contemplados no Projeto, como é o caso da desoneração da folha de pagamento já integrante do mesmo (do Projeto), ou seja, considerando seu final para dezembro de 2020, mesmo a questão permanecendo, ainda, em análise no Legislativo.
Especialistas alertam que o montante dos gastos com esse tema não assusta tanto, quanto a falta de retorno do mesmo em prol da sociedade. Algo como o controle, ou, o acompanhamento referente ao número de empregos criados por conta de determinado incentivo concedido, ou, o quanto de incremento tecnológico tivemos em virtude de uma concessão, ou, o quanto houve de aumento de produção pela utilização do mesmo.
Com isso, temos que o problema a atacar pode não ser os benefícios fiscais, mais sim a sua falta de controle, e a comprovação periódica do que eles trouxeram, ou, trarão de contrapartida em termos de bem estar para a sociedade.
Comentarios