top of page
Buscar

SETOR QUÍMICO

Foto do escritor: Grupo Bahia & AssociadosGrupo Bahia & Associados

Aguarda-se para 2023 a regulamentação do REIQ – Regime Especial da Industria Química, que foi suspensão em 2022, e que propõe tratamento diferenciado do Pis e da Cofins nas operações com insumos petroquímicos e fornecimentos para as centrais petroquímicas.


A percepção do setor é que essa regulamentação amenizará, mas não resolverá os problemas vivenciados pelo mesmo, sendo ponto importante na avaliação a redução do custo das matérias primas.


O cenário atual fez com que a demanda interna de resina crescesse 1,8% no primeiro trimestre, as importações avançassem cerca de 42,7%, a produção recuou 17,4% e as exportações também apresentem recuo de 31%.


Alega-se que a redução do imposto de importação promovida no ano passado para alguns produtos do setor, trouxe mais problemas para a indústria nacional Outro ponto citado como fator de atenção, esta relacionado a questões estruturais, que originalmente tem como foco de consumo um derivado fundamental para o setor, a nafta, cujo custo de produção é 3,6 maior do que o custo da produção base no gás, de forma que localmente a nafta é 74% do custo de matéria prima de uso pelas petroquímicas, e em outros países esse custo é de 38%.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

SELIC

Na reunião de ontem o COPOM – Comitê de politica Monetária do Banco Central,  elevou a taxa básica de juros Selic, de 13,25% para 14,25%...

Comments


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page