top of page

SISCOSERV - DESPESAS DE VIAGEM INTERNACIONAL

  • Foto do escritor: Grupo Bahia & Associados
    Grupo Bahia & Associados
  • 9 de out. de 2018
  • 1 min de leitura

Solução de Consulta nº 10008/18 da Divisão de Tributação da Secretaria da Receita Federal da 10ª Região Fiscal tratou de informação sobre o SISCOSERV.

A informação diz que a empresa deve informar no SISCOSERV  as despesas de viagens de seus colaboradores ao exterior, quando os serviços que geraram essas despesas foram por ela (empresa) contratados  e em seu nome esses  mesmos serviços tenham sido faturados pelos fornecedores externos.

A Solução de Consulta indica que está fora da obrigatoriedade desse registro no SISCOSERV os gastos pessoais diretamente contratados pelo colaborador em nome dele próprio.

O SISCOSERV é o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações Patrimoniais, e deve ser utilizado por prestadores ou tomadores de serviços relacionados ao comercio exterior (operações internacionais com esses serviços), pelas físicas  ou empresas que também no comércio exterior  tenham transações com intangíveis, como direito de propriedade intelectual, ou, outras operações que produzam variação patrimonial.

A manifestação da Solução e Consulta é importante pois reforça aspectos referentes a empresa, quanto ao fato de que para realizar  informação ao SISCOSERV, deve ser ela a contratante da operação e ter, por isso, o respectivo faturamento também contra ela  realizando, dessa forma, a liquidação da operação.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ADEQUAÇÃO DE NFe E NFCe _ REFORMA TRIBUTÁRIA

Em busca de adaptar e adequar os documentos fiscais (NFe e NFCe) para atendimento as disposições da Reforma Tributária, tivemos a publicação (11/novembro/25) de mais uma Nota Técnica (Nota Técnica 202

 
 
 
DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS E DIVIDENDOS

Em nossos informativos de 06/novembro/25, 27/outubro/25, 06/outubro/25, e 03/outubro/25, tratamos de assunto relacionado a alteração do imposto de renda da pessoa física e alternativas para compensaçã

 
 
 
TRIBUTAÇÃO DE DIVIDENDOS (VISÕES DIFERENCIADAS)

Interessante o ponto de vista que correntes do mercado tem com relação ao assunto em destaque.   Uma das vertentes é de posicionamento que o modelo atual adotado pelo Brasil de tributar o lucro na emp

 
 
 

Comentários


© 2021 por Grupo Bahia & Associados

  • LinkedIn Social Icon
bottom of page